Antes de falarmos da diferença das pilhas e os benefícios de utilizá-la, precisamos compreender o funcionamento do sistema de impressão do rotulador. As impressões podem ocorrer de duas formas: por transferência térmica ou térmica direta. No primeiro caso, uma cabeça de impressão aquecida faz com que a tinta da fita passe para a etiqueta, com esse tipo mecanismo, permite a criação de rótulos de diferentes cores e com maio durabilidade.
Rotulador Brother de Impressão térmica
PTH110
Na segunda forma, a impressão ocorre de forma direta com a presença de calor. Nesse processo, a etiqueta escurece e é marcada ao passar pelo cabeçote. Nesse tipo de impressão, existe uma limitação de cores e a resistência é menor porque são mais sensíveis aos raios UV.
Rotulador Brother de Impressão direita
Como podemos perceber, esses equipamentos por usar tecnologia de transferência térmica, diretamente ou indireta, exige mais cargas e rápidas transferência de energia, mas como escolher a melhor pilha para o meu equipamento?
Se você utiliza muito o seu equipamento, atente-se a pilha que você esteja utilizando porque pode influenciar no desempenho do seu equipamento e na qualidade.
No geral, as pilhas convertem energia química em elétrica. As pilhas comuns são formadas basicamente de Zinco (polo negativo) e carbono (polo positivo) que, em contato interno entre si (fechamento de circuito), ocorre uma reação química em que o zinco libera elétrons que atravessam o circuito externo, proporcionando a corrente elétrica para o seu equipamento funcionar.
A pilha alcalina funciona de modo semelhante, mas se compõe de Hidróxido de potássio que, por suas composições químicas (Alcalina, não acida, que gerou o nome da pilha), armazena uma quantidade maior de energia elétrica e dura mais tempo que a pilha comum.
Por isso, as pilhas alcalinas, por sua vez, são apropriadas para os equipamentos que requerem descargas de energias rápidas e fortes, como os rotuladores Brother que utilizam sistema de impressão térmicas.